sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Objetivos. A alma do negócio.

Um bom jogador de poker dentre as suas qualidades deve ter fixo a sua cabeça o que ele pode e não pode fazer numa mesa de poker. E esse é o enfoque do meu post. Quando comecei a jogar poker na internet, meu objetivo era ganhar. Sempre, em todos os jogos que eu participava. Este foi provavelmente meu primeiro grande erro ao entrar numa mesa de poker on-line. Querer ser sempre o número 1.

Recentemente li a obra do grande Phil Gordon, “The green book of Poker” , na tradução literal seria “O livro verde do Poker”. Este livro traz entre as suas grandes dicas que o objetivo de um jogador de Poker não é vencer a todos. Não é ser o melhor jogador da mesa, ou do mundo. O grande desafio de um jogador de Poker é vencer os adversários mais fracos, pois são esses que movimentam 70% do valor da mesa.

Desde então meu grande objetivo no poker tem sido entrar nos torneios com grande número de jogadores com o dinheiro que eu ganho nas mesas de “cash-game” (Jogos por dinheiro). Isso significa que meus objetivos nas mesas de “cash-game” são simples: Conseguir dinheiro para entrar em torneios. Por que? Porque nos torneios é aonde está a real chance de ganhar dinheiro. Mas como a probabilidade é menor visto a grande quantidade de jogadores eu compenso o dinheiro que perdi no buy-in (Valor pago para entrar no torneio) tirando dos jogadores de “cash-game”. Ficando assim “empatado” no fim dos dias até que eu finalmente vença o torneio e fature grana.

Muitos dirão que não são os torneios que dão dinheiro, mas sim os jogos de “cash-game”. De certa forma concordo, sei que as grandes feras faturam US$:400 mil dólares por mês nas mesas de cash game. Mas como não tenho cacife para jogar Stakes altos, vale mais a pena jogar para ganhar US$:200,00 dólares do que jogar sessões intermináveis de cash-game para ganahr US$:15,00 ou US$:16,00. Grandes jogadores de poker têm em suas principais virtudes a paciência, então seremos pacientes.

Nenhum comentário: